Horsemanship

Horsemanship é uma palavra da língua inglesa que vem de três palavras: horse = cavalo; man = homem; ship = relationship = relacionamento. Então, resumindo, horsemanship é o relacionamento entre o cavalo e o ser humano. 

Pensando em relacionamento, podemos dizer que não existem fórmulas mágicas para se relacionar com alguém; todos os relacionamentos são feitos de vários aspectos.

Se horsemanship é o relacionamento e, nesse caso, você está se relacionando com um cavalo, você precisa entender quem é o seu cavalo, como ele se comporta, por que ele faz as coisas que ele faz e como é a vida natural dele. A partir disso, você constata o que você tem que fazer para que ele tenha uma vida legal, o que você não tem que fazer, o que você pode fazer e o que você não pode fazer. É sempre pensando no cavalo e no que é melhor para ele.

Ou  seja, quando a gente fala de relacionamento, o que nós da UC buscamos é melhorar cada vez mais o nosso relacionamento com o cavalo, a nossa parte da história. Você tem o seu cavalo porque você quer ter o seu cavalo. Então se é uma opção sua ter o cavalo, é uma obrigação sua entender como os cavalos são e compreender como esse relacionamento vai se dar da melhor forma possível para ir em busca disso.

Diferente das pessoas com quem você se relaciona, os cavalos não falam. Por isso, eles vão demonstrar essa insatisfação quando as coisas começarem a não dar certo. Por exemplo, quando vier uma lesão, quando ele emagrecer ou ficar doente ou também quando tudo está ocorrendo de maneira boa. Tanto para o que está legal quando para o que não está, a história é sempre sobre relacionamento.

Na verdade, como eles não falam, você precisa descobrir o que está acontecendo e até descobrir, a coisa acontecer e você consertar, pode ser que dê um problema maior. A nossa ideia aqui na UC é sempre se antecipar aos eventuais problemas. Então horsemanship é tudo o que você pode, deve, tem ou não tem que fazer para melhorar a vida do seu cavalo e o relacionamento entre vocês.

Horsemanship não é um sistema, não é um método, não é um jeito de domar, não é uma receita de bolo. Existem linhas de horsemanship e a nossa segue um caminho mais natural.

Não importa a forma que você escolha; o fato é que, quando você compra um cavalo, você já está se relacionando com ele e assumindo que o horsemanship está nesse contexto.

Buscamos também separar isso da ideia de encantar cavalos. Os cavalos se comunicam com a gente através de um conhecimento sobre a etologia, sobre como eles se comportam. E nós da UC estimulamos que você faça o mesmo: use do seu conhecimento para se comunicar melhor com seu cavalo.

Na verdade, aqui priorizamos muito mais do que isso; damos prioridade ao cavalo, pensamos em como ele é em termos de espécie, de características naturais. A partir disto, criamos situações, instalações, programas educacionais, sistemas de treinamento e todo um processo que interliga nosso Centro de Treinamento à nossa Escola de Equitação, aos cursos e a todos os que vivem com nossos cavalos. Nossos treinadores são constantemente capacitados através de estudos dirigidos práticos e teóricos, palestras e cursos nos quais sempre aprendem mais, para ensinar mais. A gente cuida da vida do animal: comida, moradia, instalação, treinamento, pessoas que estão em volta, manejo, pessoas que montam. E é sobre isso.

Para finalizar, a pergunta que fica é: como é seu horsemanship? Para encontrar essa resposta pense em como é a vida do seu cavalo num contexto geral. De quando ele vai dormir até quando ele está trabalhando com você. Como é a vida que ele leva, pelo ponto de vista dele? Pense nisso para buscar as soluções que melhor se encaixem ao seu contexto, da sua rotina com seu animal.

Essa é a maneira da UC de cuidar desse relacionamento entre o homem e o cavalo. E de espalhar esse conhecimento para que outras pessoas possam praticar e, por fim, fazer o melhor para os cavalos.

© 2020 Cursos Online UC. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade.